terça-feira, 9 de novembro de 2010

Arqueologia, Paleontologia e Microbiologia, tudo isso na casa de minha mãe

Estou de férias (devo avisar, aos meus colegas de serviço, para parar de dizer para eu voltar logo, isso é mau agouro). Vim passear em São Paulo, claro visitar minha mãe, quis fazer uma surpresinha pra véia e ela fez uma surpresinha pra mim, ela tirou férias e foi pra casa de minha tia um dia antes de eu chegar.
Sem problemas, eu tenho a chaaaave! afinal filho tem privilégios. Meu filho Yan mora com ela por causa da sua banda, então aproveitei para passar uns dias com ele, coisa que anda difícil nesses últimos tempos.
Com a ausência de Dona Lourdes, aproveitei para fuçar as fotos antigas e relembrar os velhos tempos, põe velhos tempos nisso, vi fotos de quando meus avós eram recém casados ( uns 85 anos atrás).
Aproveitei também, pra dar uma faxina na cozinha da minha mãe, minha mãe foi criada na época da segunda guerra mundial, onde os alimentos eram escassos, e sua família passou grandes necessidades. Por esse motivo, meu avô e depois seus filhos, no caso minha mãe, começaram a ter essa mania de armazenar comida, nunca se preocupando com datas de validade, se bem que datas de validade surgiram no final dos anos 80.
Descobri que minha mãe nunca morrerá por falta de antibiótico, ela consome penicilina quase que diariamente, minha mãe acredita na força de conservação natural dos alimentos. Minha mãe cozinha divinamente bem, só que ela faz uma panela enorme de comida, come ela e o Yan na hora que fica pronto, depois ela deixa em cima do fogão e fica lá, o Yan esperto, já não come mais, mas dona Lourdes, come sem pensar e nada acontece, come durante uns 4 dias e a comida sempre em cima do fogão.
Isso me faz lembrar nas grandes navegações, que os tripulantes nas caravelas comiam pães mofados e 'buena' sobreviviam. Minha mãe também come pão velho e põe velho nisso, ela tem dó de jogar o pão fora. Tá, eu sei que quando estiver mais velho estarei fazendo coisas parecidas, o Clark já me chama de dona Lourdes quando eu faço algumas coisas.
Voltando aos achados paleontológicos de minha mãe, se ela acha que o alimento suporta ficar fora da geladeira, IMAGINA dentro da geladeira? Parece a Pirâmide de Quéops. Peguei um saco de lixo e comecei a festa, achei pacotes de mini pizza de frigideira que estavam liofilizados ou mumificadas, sei lá! só sei que estavam totalmente desidratadas quebravam com um simples toque, macarrão fresco que fresco só foi a um ano atrás, agora ele se mantinha na cor original (um milagre de conservação da pirâmide), mas eu nem quis tentar abrir o pacote. Achei umas das maiores reliquias conhecidas e um dos maiores mistérios da microbiologia, uma lata de figo ramy que eu abri quando ainda morava em São Paulo, pasmem crianças eu mudei para Indaiatuba em 2000, acredite se quiser, não estavam estragados, não estavam purulentos só pareciam pedaços de pixe preto, eu arrisquei ( siiim pessoas, eu sou filho de dona Lourdes) comi um pedaço, tinha gosto de carvão, ou seja o alto nivel de sacarose no figo ramy mais algum princípio químico que não faço a menor ideia transformou-os em fósseis.
Quando eu digo que na minha mãe você estuda tudo isso sem sair de casa, não estou mentindo. Fora os utensílios domésticos, eu sei que minha mãe compra coisas modernas panelas top de linha, mas essas desaparecem e ela cozinha naquelas panelas do tempo do guaraná com rolha. Eu espremi batata num espremedor que eu tenho certeza que ela ganhou no chá de cozinha do seu casamento! Olha que eu mesmo já lhe dei um super mega ultra moderno. O que dona Lourdes faz com os equipos novos? Mistério.
Agora as pessoas podem perguntar, é seguro comer na casa de sua mãe? eu respondo SIM!

Toda vez que vamos cozinhar, ela simplesmente ignora todo sua despensa e sai para comprar tudo fresco!! coisas de dona Lourdes.
Geladeira de Queops

Tá bom! essa alimentação deve afetar em alguma coisa nos 2



















Fazer careta é um problema sério de familia






















Dona Lourdes e seus netos



















Amanhã começo a documentar algumas receitas da minha mãe, ja planejei (ela nem sabe que planejei) fazermos Puchero, Arroz com Almeijoas e Potaje

13 comentários:

David® disse...

Bota mais água no feijão...eu e o Pampublikong estamos chegando pra esse Puchero

Aline Calamara disse...

Muito fofa a sua mãe. Aproveite bem suas férias.
Bjs

Sandra =^.^= disse...

Adorei a surpresa que vc fez à ela e ela a vc, rsrs.
Aqui em casa a D. Nina faz a mesma coisa...guarda tudo meses e meses na geladeira.
Bjos David e ótima férias pra vc.

Calma que estou com pressa! disse...

oi David- tem certeza que isto não está aetando em nada? sabe que lembrei da coisas da minha mãe - a mulher vai fazer 80 anos e esta intereça , mas as manias vão piorando e ficando ais visiveis, e meus filhos de vez emquando me chama de Dª Nair - - só de vez em quando - pior que eu faço mesmo -
mas esta do figo - putz - tu devia levar para analisar - não o pior foi ter experimentado - David - vou te falar - cê tem problema!
e quanto ao Enemm - amarelou literalmente- por isto que tu tirou folga-
acho que os teus colegas estão é com saudades do teu bom humor- porque deve ser um barato trabalhar contigo
bj
lu

Anônimo disse...

Eu querooooooooooooooooooooooooooo!!!!

Ass. Bloody *com preguiça de logar*

Fernanda Reali disse...

Ahahaha, adorei a pirâmide de Quéops!!! Ah, seu EU fosse dona Loures, te poria de castigo por mais ou menos uns 15 anos! Onde já se viu mexer nas coisinhas dela e ainda sair escancarando pela internet? Só faltou chamar o dr. Bactéria e filmar tudo para o fantástico!

David, agradee a deus o fato de seres filho da D. Lourdes e não meu! ahaha

Lola disse...

Oi David!

Caraca! Tem certeza que não fomos separados no nascimento? Estou achando que, ao menos, a placenta era a mesma...hahahahaha

Tenho um blog também e adoro esse jeito divertido de escrever, dando a sensação ao leitor (e me incluo nesse roll), que a história está acontecendo ao vivo, do nosso lado! A Fernanda Reali é que me contou a seu respeito...e adorei! Estou te seguindo!
Mas...me conta...Mickey Mouse não faz visitas na casa de sua mamis? Porque na do meu avô, ele é assíduo frequentador! kkkkkkkkkkk

Bjs

http://entreinosenta.blogspot.com
twitter: @lolaspfc

Ronda disse...

Olá David,
Dona Lourdes é uma figurinha, heim! hahahah... Volta e meia a gente faz umas limpezas nos armários e descobre algumas raridades, tipo uva passa de natais passados (essas coisas que ganhamos da empresa no final do ano).

Muito bacana o seu blog!
Abraços!!

Lolo disse...

Ah David, volta logo vai! kkkkkkkk
Mentira, fica aí infernizando a vida de sua mãe, jogando fora as coisas que ela guarda com tanto carinho!
Bjsssss

DO disse...

Cara,eu preciso arrumar um tempo e vir sempre aqui. Eu gargalho de desopilar,rsss
Só vc mesmo!
Fico imaginando a cara da sua mãe qdo voltar pra casa e perceber que vc deu fim nos fósseis dela,rsss

Abração,David

Palavras Vagabundas disse...

David,
acho que sua mãe é irmã da minha (que já se foi) a geladeira praticamente contava a história da família: a lasanha de aniversário do pai, a feijoada do aniversário do filho, o pedaço do bolo do aniversário do neto....rs
Saúde pra ela e bjs pra você.
Jussara

Tati disse...

Ai david, para de enfernizarrr sua mãeeeee!!!! sua mãe tem uma cara de fofaaaaaa, quero conhece-la!!!
Saudades de vcccc

beijokas no coração

Tati

Inaie disse...

quando visitamos a minha sogra, nos fazemos o maior cata na dispensa dela...e se ela acorda a tempo, ela vai la nos sacos de lixo tentar resgatar o que ela puder...kkk